
AQCUA
Com o objetivo de proporcionar uma experiência sensorial alternativa aos brinquedos sexuais disponíveis no mercado, em um mundo de filmes pornô, vibradores e milhares de tecnologias desenvolvidas para o prazer no universo adulto, o projeto pretende mostrar que os produtos eróticos podem ir além de vibração e penetração. Com o Acqua, um dispositivo amplificador de batimentos cardíacos com fones Bluetooth® que, fixado ao peito do usuário, amplifica o som da respiração e do batimento cardíaco,promovendo uma nova maneira de se conectar ao seu parceiro sexual. Transformar o cliché “penetra e vibra” em uma experiência amorosa focada no sentido da audição é o desafio na produção deste dispositivo.
O produto nasceu de uma indagação sobre o uso de outros sentidos além do tato e paladar, até agora os mais explorados no mercado adulto mundial. Entendendo a audição, o estimulador absorve do ASMR (Autonomous Sensory Meridian Response, ou Resposta Autônoma Sensorial do Meridiano) a ideia de prazer em certos sons e injeta no conceito do projeto, promovendo uma conexão maior entre parceiros e até consigo mesmo.

INICIAÇÃO CIENTÍFICA
DESIGN E MATERIALIDADE EM PRODUTOS ERÓTICOS
Diante da escassez de conteúdos existentes descrevendo o tema do ponto de vista do design, foi observada a necessidade de organizar e descrever os materiais utilizados na produção de objetos sexuais, assim como a importância do design no setor.
Através da localização e da seleção das fontes de informação, entre elas a pesquisa bibliográfica e de campo, pôde-se fazer recortes sequenciais, onde a pesquisa se organiza em blocos que abordam a definição, o panorama histórico, a materialidade, regulamentação, toxicidade, porosidade e higiene.
Como resultados parciais da pesquisa, pode-se relatar que há uma grande necessidade de regulamentação do setor, cujo reflexo no mercado é a presença de materiais tóxicos e agressivos à saúde dos usuários. Além disso, observa-se que a função do designer de produtos como agente criador é crucial para o desenvolvimento de produtos mais seguros.
Diante de tais fatores, observa-se que é possível executar ainda mais pesquisas de campo, tal qual pesquisas clínicas sobre os materiais utilizados.
